JDG Campeã do MSI 2023- A excelência asiática em League of Legends
- jorgeoliveira78
- 9 de jun. de 2023
- 5 min de leitura

E-Sports e League of Legends
Desde a idade média competições fascinam e entretém os povos, ver alguém superar os limites de outros para provar ser o melhor e torcer sempre foi animador, na Grécia antiga os esportes já eram um grande evento, sendo considerado por muitos o que foi o início do que se tem hoje, alguns esportes que temos atualmente são uma evolução do que se tinha lá como o Pugilato que pode ser o ancestral do Boxe ou o Pancrácio que parecia muito com o MMA que conhecemos.


Nos anos 50 Higinbotham criou um dos primeiros video games, e ao longo dos anos outros foram aprimorando e criando seus próprios consoles e jogos, atualmente a industria de jogos eletrônicos é maior que a industria da música e do cinema, dentre os tiopos de jogos existe os jogos competitivos que juntam times ou tem partidas de jogador contra jogador, cada um com suas próprias regras e com públicos definidos esses jogos ganharam espaço no cenário esportivo. A primeira competição que se tem notícia foram as “Olimpíadas Intergaláticas de Spacewar”, disputada entre estudantes da Universidade de Stanford, na Califórnia, nos anos 70.
O canal Video Game History Project postou um vídeo em que mostra como o jogo funcionava, desenvolvido por Steve Russel em 1962, eram duas naves que combatem entre si enquanto orbitam o campo gravitacional de uma estrela.
Depois de SpaceWar com o passar dos anos e avanços tecnologicos como o advento da internet muitos outros foram surgindo como Quake e Counter Strike, e também foram se dividindo em tipos como FPS, RTS, Battle Royal e MOBA.
Os Multiplayer Online Battle Arena são um fenômeno entre os esportes eletrônicos. Nesse estilo de game, dois times se enfrentam em um mapa até um dos lados conseguir destruir a base da equipe oponente. Os jogos MOBA oferecem uma variedade de personagens que devem ser escolhidos pelos atletas e que possuem habilidades capazes de impactar a partida de maneiras diferentes. Seres que não são controlados pelos jogadores e torres de defesa da base também fazer parte do game. O League of Legends (LoL) e o Defense of the Ancients 2 (DotA 2), ambos jogados no PC, são os dois principais jogos entres os MOBAs.
League of Legends é gratuito e foi lançado em 2009 pela empresa Riot Games. O jogo foi criado por Marc Merrill e Brandon Beck, se tornou rapidamente popular com milhões de jogadores em todo o mundo. Então em 2011, a Riot criou seu primeiro campeonato mundial de League of Legends, chamado de "World Championship". Desde então, o torneio acontece anualmente e reúne os melhores jogadores profissionais do mundo. Devido a demanda, em 2015 a Riot organizou a primeira edição do Mid Season Invitation (MSI), um torneio de meio de temporada também anual, que desde então se tornou um evento importante no calendário competitivo do jogo, o vencedor ganha o título de "Campeão do Meio da Temporada" e uma vantagem no Campeonato Mundial do final do ano. Em 2019 a final do MSI atraiu mais de 1,7 milhão de espectadores simultâneos, o que o torna um dos maiores eventos de jogos eletrônicos do mundo.
MSI 2023
O Campeonato Internacional de Meio de Temporada do League o Legends 2023 foi realizado em Londres na Inglaterra, inicialmente dividido em dois grupos, cada grupo se enfrentando, em eliminação dupla de partidas melhores de 3 (md3), o canal oficial no
youtube do Campeonato Brasileiro de League of Legends (CBLOL) explicou totalmente como seria a dinâmica da competição.
Os times participantes e seus respectivos países foram:
Golden Guardians (LCS - América do Norte)

Cloud9 (LCS - América do Norte)

Bilibili Gaming (LPL - China)

JDG Gaming (LPL - China)

T1 (LCK - Coreia do Sul)

Gen.G (LCK - Coreia do Sul)

Movistar R7 (LLA - México)

DetonatioN FocusMe (LJL - Japão)

GAM Esports (VCS - Vietnã)

MAD Lions (LEC - Espanha)

PSG Talon (PCS - França)

LOUD (CBLOL - Brasil)

G2 Esports (LEC - Alemanha)

BRASIL NO MSI 23

Após ser campeã no CBLOL, a Loud foi escalada para representar o Brasil no MSI 2023, o Brasil não tem um bom histórico nas competições mundiais, sendo conhecido pelas derrotas rápidas e eliminações nas fases iniciais, infelizmente dessa vez não foi muito diferente, apesar de fazer história ganhando pela primeira vez uma MD3 em torneios internacionais contra a DFM Japonesa, no segundo desafio que foi a PSG, a Loud foi derrotada duas vezes seguidas e desqualificada dando mais uma vez adeus ao sonho brasileiro de ganhar um título mundial no cenário esportivo de League of Legends, com a segunda partida sendo a derrota mais rápida da fase entrada, com a equipe brasileira sendo derrotada em apenas 20 minutos e 12 segundos.
Robô, jogador brasileiro da rota topo, em entrevista após a derrota, disse que esperava mais de todos na Loud, inclusive admitindo que não foi resiliente o bastante durante a pressão colocada pelo caçador do time inimigo. Ceos, o suporte brasileiro, falou sobre as dificuldades durante a partida, afirmou que já sabiam da dificuldade que teriam contra a equipe europeia por serem um time já consagrado mundialmente e terminou tecendo elogios a Junjia, o caçador da equipe inimiga.
A Loud agora voltará para o 2° split da Copa Brasileira de League of Legends (CBLOL) que acontecerá em Junho, valendo o título e a vaga para o mundial do final do ano.
Final Histórica: China vs China

Pela primeira vez na história de competições do League of Legends, a final juntou dois times chineses, as finais nos torneios passados geralmente eram domnados pelos poderosos sul coreanos, principalmente, a favorita de muitos, SKT1, que é liderada pelo jogador que por muitos é conhecido como "o melhor jogador de LoL do Mundo", que é o Faker, mas nesse ano a BiliBili desbancou a T1 na semifinal, avançando para a final para enfrentar a também chinesa JDG.
Na primeira partida a JDG começou a frente com mais ouro e fechando mais objetivos e abates, enquanto a Bilibli se segurava, aos 25 min a JDG conseguiu a vitória após um embate na selva. Já a segunda partida foi da BiliBili com mais controle de mapa e objetivos, a organização superior nas lutas levaram a vitória destruindo o Nexus. Na terceira partida, após uma escolha ruim do atirador da Bilibili, a escolha da personagem Vayne que é uma carregadora mas que precisa de tempo para se fortalecer, a JDG acelerou o jogo e aproveitou a vantagem de início e em apenas 23 minutos levaram a melhor em uma luta ganhando antes que a Vayne se tornasse um problema. E na quarta partida a JDG brilhou, com 20 minutos já tinham a vantagem de 10 abates a 01 apenas da BiliBili, com buff do barão, muito mais ouro e itens melhores foi só avançar rumo a base inimiga e conquistar assim o MSI 2023. O canal Brasil Highlights fez um compilado dos melhores momentos do confronto:
O que esperar para o mundial do fim do ano?
O Mundial de League of legends de 2023 acontecerá na Coreia do Sul, entre 10 de outubro a 19 de novembro, com 22 equipes participantes, representando o Brasil teremos o vencedor do 2° Split do CBLOL, JDG voltará com mais força por conta da vitória no MSI, os times Sul Coreanos estarão competindo em casa e após a derrota certamente vão se preparar com novas estratégias para superar os chineses.
O Worlds 2023 começará em Seul, a capital sul-coreana, passando por Busan e depois retornando a Seul no estádio de beisebol Gocheok Sky Dome, onde as duas equipes finalistas se enfrentarão para decidir a campeã que levantará a Copa do Invocador.
Comments