Antártica registra novo recorde de temperatura
- jorgeoliveira78
- 4 de jul. de 2021
- 1 min de leitura
Atualizado: 13 de set. de 2021
Por Jorge Oliveira

Em 06 de fevereiro de 2020, na estação Esperanza (Argentina), foi relatada a temperatura de 18,3° Celsius no Continente Antártico, e em 01 de julho de 2021 a ONU reconheceu o novo recorde que antes era de 17,5° Celsius registrado anteriormente em 24 de março de 2015.
“A verificação desse registro de temperatura máxima é importante porque nos ajuda a construir uma imagem do tempo e do clima em uma das fronteiras finais da Terra.” disse o Prof. Geral Petteri Taalas, que é secretário da OMM (Organização Mundial de Metereologia).
Logo após o momento do registro a OMM liderou uma extensa revisão do clima na península. Foi determinado que uma alta pressão na área criou ventos descendentes que causaram o aquecimento superficial.
Cientistas e especialistas em clima da Argentina, Brasil, Nova Zelândia, Espanha, Reino Unido e Estados Unidos compunham o comitê de avaliação internacional da OMM. O novo recorde será inserido no arquivo da OMM de Extremos de Tempo e Clima, nesse mesmo arquivo estão preservados dados como as temperaturas mais altas e baixas do mundo, granizo mais pesado, relâmpago mais longo e outros a mais.
Comentários